Você já pensou no quanto que poderia economizar com a locação de impressoras multifuncionais? Os escritórios das casas e das grandes empresas estão abarrotados com uma grande quantidade de equipamentos, os quais possuem cada um determinada função. Entretanto, existe um equipamento que pode servir como impressora, fotocopiadora, scanner e fax, tudo ocupando um espaço mínimo. As multifuncionais servem não só para tornar o trabalho mais fácil, ao centralizar em si várias tarefas, mas também para ocupar melhor os espaços dos locais.
A locação de impressora tem sido uma opção adotada por muitas pessoas, como meio de economizar dinheiro e maximizar os ativos. Vários equipamentos exigem várias pessoas para utilizá-los, a necessidade de aquisição de insumos para cada um deles e serviços de manutenção específicos. Ao contar com uma multifuncional todos estes itens são centralizados, de modo que tanto a efetividade quanto a qualidade dos serviços tendem a ser atingidos. Observe que a impressão quase nunca é a atividade-fim da empresa, de modo que a utilização dos equipamentos deve ser facilitada.

Como funciona a locação de impressora

A locação de impressoras funciona basicamente de duas maneiras: locação de impressora e outsorcing de impressão. No primeiro caso o interessado irá procurar uma rede autorizada e informar o tipo de equipamento que deseja locar. Com isso, a empresa fornecedora irá fornecer-lhe, mediante locação, a impressora ou equipamento que ele deseja. Nestes casos há, ainda, a possibilidade de que a locação venha acompanhada do fornecimento de insumos e, em alguns casos, também do fornecimento de assistência técnica. Nesse caso específico a ligação entre as duas empresas é apenas de fornecedor e consumidor de determinado produto.
No caso do outsorcing, todavia, a situação é diferente. Nesse tipo de locação de impressora, a locadora não fornece apenas o equipamento de impressão propriamente dito, mas também faz estudos e dá apoio, ajudando no desenvolvimento das atividades pela empresa. Antes de efetivar a locação ocorre um estudo prévio, de modo que a empresa locadora avalia as reais necessidades da locatária e, ao final, lhe repassa maquinas fotocopiadoras, multifuncionais, scanners e impressoras, todos para atender de melhor forma as suas necessidades. Em casos como este, ainda, a locadora realiza o acompanhamento do número de impressões e digitalizações realizadas, podendo fornecer a mão de obra adequada para operar as máquinas ou, se for o caso, realizar o treinamento dos colaboradores da empresa.

Cuidados na hora de escolher

A empresa que deseja fazer a locação deve ter em mente quais são as necessidades. As multifuncionais costumam ser bastante úteis e atender a maioria das necessidades do dia-a-dia. As monocromáticas são as mais utilizadas, vez que, na maioria dos casos, as impressões de documentos não utilizam cores. Tudo isso deve ser levado em consideração, pois o tipo de equipamento, as cores, as funcionalidades e muitos outros fatores tendem a influenciar no valor final do serviço de locação contratado. Assim, esteja sempre atento para procurar empresas sérias, que possam atender a todas as necessidades da empresa.
Img